terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A felicidade existe?

Seria muito ruim se vivéssemos apenas de ilusões e inseguranças. Todo ser humano aspira pela felicidade. Mas onde ela está? Felicidade - substantivo de sentido indefinido... E se pararmos para pensar, veremos que é realmente isto...
Quando o dia, o mês, o ano se iniciam vemos todos os nossos planos e desejos serem substituídos. É engraçado como nossos sonhos e desejos se modificam. Eles dependerão do momento que estamos vivendo.

Será uma vida tranquila se aspirarmos por conquistas mais palpáveis, pés no chão, pois têm maior probabilidade de realizarem. Do contrário, a frustação, a ansiedade, a tristeza e o medo serão inevitáveis. Quantas coisas regem a nossa vida. Viver é muito complicado... quem achar o contrário deverá receber uma premiação!

Percebo que é um questionamento geral, desde crianças até velhos estão em busca de uma felicidade, que ninguém sabe onde encontrá-la. Mas quem sou eu para fazer estas observações? Uma curiosa ou uma sofredora... não sei. Sei apenas que busco muito por estas respostas, utilizando-me de leituras e de oratória, o que for preciso para minha evolução.

Em um dia nos vemos como crianças indefesas que necessitam do colo dos pais. Gritando por socorro, implorando paciência. Parece que o mundo vai nos engolir (são pressões de todos os lados, principalmente para nós jovens que queremos que as coisas aconteçam como nos contos de fadas - de forma favorável e rápida).

É, acho que é somente no "lugar" onde nossa imaginação não atinge que poderíamos encontrar as respostas dessas indagações.
Não é preciso ter um motivo real. As aparências também nos frustam. Essa vida agitada nos angustia. O corre-corre do dia a dia nos afasta das pessoas que mais amamos. É um tal de não tenho tempo! É solidão para cá, é desilusão amorosa para lá, e ainda querem que sejamos felizes...
Se pararmos para pensar seria até utopia, mas será que nós nascemos apenas para sofrermos? Seria possível termos uma existência sem propósitos? Acho que não. "Nada é por acaso" existe uma força superior, incalculável que rege nossos passos e nossas conquistas... nos fazendo acreditar que é preciso acreditar e superar os desafios.

Só ELE sabe o que passamos e o que ainda teremos que passar. Mas tudo tem o seu porquê... Somos ainda muito "imaturos" com os ensinamentos de Deus. Um dia talvez, poderemos encontrar as respostas para todas as nossas inquietações.
Tudo é único em nossas vidas, por que não procurarmos nossa maior realização que é a felicidade?

Por isso, a constante busca pela felicidade. Ela existe de forma fragmentada, e deve ser apreciada, com moderação, pois a nossa vida passa a galope e nós muitas vezes deixamos as oportunidades de sermos felizes passarem por nós, por ilusão ou incapacidade de percebermos o quanto a vida tem a nos oferecer.

Só depende de cada um de nós, fazermos o que quisermos do nosso presente e do nosso futuro. E com o passado devemos absorver as experiências - boas ou ruins, para continuar o nosso vôo de encontro a felicidade...

Cada situação vivida é única, e deve nos dar ânimo para isuperarmos nossos desafios... Nas quedas devemos levar... os obstáculos devemos superar... pois daí a felicidade surgirá com um novo gosto; pode-se dizer com gosto de quero mais...


Crônica para o Caderno + "Estado de Minas" 30/10/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário